Pesquisar neste blog

11 de janeiro de 2010

Como o vestibular pode enlouquecer uma pessoa.

A maioria das pessoas, das criancinhas aos velhinhos, já passaram algum dia por uma prova.
É algo que vem conosco desde antes de nossa concepção. Pense que se você está aqui lendo isso é porque você foi espermatozóide que melhor se saiu na corrida; e os bebês então, que assim que nascem passam por aquele descriminate teste, o 'Teste do Pézinho'; crianças, adolescentes, jovens e adultos, inúmeros testes e provas para poder serem alguém na vida.
Fico imaginando... se eu não souber como calcular o limite de a quando k tende ao infinito, isso quer dizer que eu sou burro e não posso passar para a faculdade?
Ou mesmo porque eu não sei qual exatamente é a função sintática de um texto simbolista, então eu sou burro e marginalizado a toda a Literatura?
Uma pessoa não deve, e não pode ser julgada por uma prova num momento de sua vida. E se ela estiver passando mal pacas? E se ela não funcionar sobre pressão? E se a mãe dela faleceu 30 minutos antes da prova? Ela será a culpada por não saber e/ou não conseguir fazer aquela questão?

A palavra "faculdade" já é bem assustadora sem uma prova, imagine então uma banca inteira de 20 pessoas elaborando uma provinha só pra provar o quanto você é incapaz, ou mesmo para provar o quanto não valeram de nada todos os (no mínimo) 12 anos que você está naquela droga de escola que não te preparou, não porque seja ruim, mas porque nenhum professor tem a pbrigação de saber o que aqueles malucos da banca vão por na próxima prova!








Esse cara aí da foto, vem estudando desde o teste do pézinho e a 7 anos tenta passar pra UFRJ e não consegue!





É esse oo futuro que queremos para o nosso país: pessoas sem neurônios, pois já gastaram todos em 2 ou 3 meses exaustivos de provas que exigem, muito antes de o verdadeiro saber, que o maluco consiga decorar pelo menos 3.000 fórmulas?

Acho que não!!

Esse sistema de provas não julga ninguém!!!
Se você quer realmente saber se um aluno é bom ou não para a sua universidade veja o histórico dele e não seu resultado em 4 ou 5 horas de prova.
Esse sistema me parece mais uma armadilha para selecionar não os melhores mas os que têm mais dinheiro e têm condições de pagar um cursinho.
Estou indignada, pois nenhum brasileiro merece passar por esse tipo de humilhação.
Até porque, mesmo que você tenha se esforçado e tenha sido o melhor aluno de sua turma em todos os anos desde o maternalzinho, não importa! Você é burro e não vai passar... Pelo menos é isso que "ATENA" me diz na capa da prova.



---------------------//-----------------------


Feito totalmente por mim, Jeh
Desabafo e forma de dar força aos meus amigos vestibulandos nesses dias após o vestibular!

bjos

2 comentários:

Thyago disse...

noossa... profundo...
fiquei tenso agora, mas vc tem razao msm.. mas oq podemos fazer? vivemos no "País das Maravilhas" nao é mesmo?!

Bjos ;*

Anônimo disse...

Eu to aqui comentando porque eu procurei "estou enlouquecendo por causa do vestibular" e achei esse blog, auhauhau...
Mas eu concordo plenamente, o ideal seria avaliar o desempenho da pessoa em anos... e não em horas!
"Ah você tem 3 horas para criar um composto químico que derreta o aço como manteiga no microondas, e se não conseguir você é burro, idiota e não serve pra nada... Vamo! Ta esperando o que? ANDA LOGO! (pressão)"
Qual o sentido de fazer isso?