Pesquisar neste blog

11 de outubro de 2009

Missa de Bento XVI na República Tcheca é celebrada ao som de rock

PRAGA - A missa que o Papa Bento XVI celebrou nesta segunda-feira em Stará Boleslav, dia em que encerra sua viagem à República Tcheca, foi marcada por salmos entoados ao ritmo do rock, com guitarras e instrumentos de percussão no lugar do tradicional órgão.
De acordo com os presentes na celebração, a intenção do rito foi a de atrair a atenção de muitos jovens, inclusive daqueles que não expressam a fé católica.
Segundo os dados divulgados pela diocese de Praga, participaram da missa 50 mil peregrinos, dos quais 15 mil eram jovens católicos, mil eram fiéis da Polônia, 600 vinham da Eslováquia e outros 500 da Alemanha.
- O Papa nos surpreendeu - disse Vojtech Elias, professor da Faculdade de Teologia de Praga. - Não falou nem de abortos, nem de contraceptivos, nem de homossexualidade - ressaltou Elias, acrescentando que "é evidente que o Papa não chegou para dar lições".
A missa desta segunda-feira foi celebrada em memória de São Venceslau, que viveu na Boêmia (atual República Tcheca) no século X. Assassinado por seu irmão, Boleslau, em 929, ele é considerado um mártir da Igreja Católica.
Bento XVI também foi presenteado por jovens cristãos com um álbum de fotografias sobre a vida desses mesmos jovens nas dioceses tchecas, e recebeu uma doação de 289.992 coroas tchecas (cerca de US$ 17 mil) que a juventude católica recolheu para ajuda a projetos da Igreja na África.
ProtestosContudo, cerca de quarenta pessoas se reuniram nesta segunda-feira na praça São Venceslau para manifestar contra a posição da Igreja Católica em relação à homossexualidade e contra as palavras do Papa sobre o uso de preservativos.
O grupo, composto majoritariamente por homossexuais, portava cartazes escritos em inglês, com frases do tipo "Save sex, save you" ("Salve o sexo, proteja você", em tradução literal).
O Papa encerrou nesta segunda-feira uma viagem de três dias ao país do Leste Europeu. Após a celebração desta manhã, o chefe da Igreja Católica almoçou com bispos da República Tcheca e com a Comitiva Papal no Arcebispado de Praga antes de retornar à Itália.
Durante sua estada na República Tcheca, Bento XVI se reuniu com o presidente, Václav Klaus, com religiosos locais e celebrou duas missas, além de visitar as cidades de Praga, Brno e Stará Bolesvav.
Esta é quarta viagem de um Pontífice ao país. Antes, João Paulo II esteve na nação tcheca por três vezes, em 1990, 1995 e 1997.
ANSA


---------------------//-----------------------

O Globo - Publicado em 28/09/2009


by Jeh

Maneiroo

Um comentário:

grodrigues disse...

pois eh neh... Deve ter sido interessante a missa assim, xDD!